Os Estandartes da Reforma - Os Solas


SÉRIE: OS ESTANDARTES DA REFORMA

Igreja Cristã Nave _ domingo 20/10/24
{esse esboço está baseada nas aulas do Instituto Reformado _ Pós Graduação em Teologia da Reforma}

Tema: Sola Fide, Sola Gratia, Solus Christos e Soli Deo Gloria

Texto Base: “Porque no Evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ’.” Rm 1:17 NVI

Mapa da Pregação:

▫️ Introdução
▫️ SOLA FIDE _ Justificação Somente pela FÉ ▫️ SOLA GRATIA _ Somente ação Divina
▫️ SOLUS CHRISTUS

&
▫️ SOLI DEO GLÓRIA

A CONTROVÉRSIA CATÓLICA
uma análise bíblica das doutrinas do catolicismo romano James R. White _ Editora Pronobis

NASCIDO ESCRAVO
Martinho Lutero _ Editora Fiel

Introdução

*ICAR _ Igreja Católica Apostólica Romana

Conversaremos nessa sequência da Série desse mês de outubro, onde estamos rememorando o evento da Reforma Protestante, o que ficou posteriormente conhecido como:

SOLA FIDE
SOLA GRATIA
SOLUS CHRISTOS E SOLI DEO GLORIA.

SOLA FIDE

É nessa reflexão que tudo começa!

Acompanhamos a história medieval (e atual), como a igreja romana se desviou do suficiente Evangelho de Cristo, conforme revelado é ensinado nas Sagradas Escrituras:

“Pois tudo o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” Rm 15:4 NAA

Vimos na ministração anterior, que as doutrinas e práticas cristãs precisavam estar de acordo com a Palavra de Deus, e SOMENTE COM ELA (Sola Scriptura)

A contestação de Lutero FOI QUE A JUSTIFICAÇÃO ERA UM ATO DE DEUS MEDIANTE A FÉ SOMENTE, sem as obras do pecador e sem a mediação da igreja;

esse é o ponto da REFORMA que veio mais tarde a ser chamado de “SOLA FIDE”, um dos estandartes da Reforma Protestante.

A diferença está na expressão “SOLA” (SOMENTE) Fide; já que a ICAR NÃO NEGA A FÉ EM CRISTO PARA SALVAÇÃO.... Mas ela não conta com SOMENTE A FÉ ...

A JUSTIFICAÇÃO NO CATOLICISMO ROMANO

O ensino, em linhas gerais, era que a JUSTIFICAÇÃO ERA UM PROCESSO QUE ACONTECIA DURANTE O TEMPO DE VIDA DO CATÓLICO romano, A PARTIR DO BATISMO E DEPOIS PELA PRÁTICA DOS SACRAMENTOS, COM A MEDIAÇÃO DA IGREJA.

A JUSTIFICAÇÃO ERA UM PROCESSO VITALÍCIO, DIRIGIDO/CONDUZIDO PELA IGREJA CATÓLICA E QUE DEPENDIA DAS OBRAS PRATICADAS PELO PECADOR.

O catolicismo romano MISTUROU JUSTIFICAÇÃO e SANTIFICAÇÃO, num ÚNICO PROCESSO
Deus não declarava o pecador justo (ato declaratório e judicial)
Deus o tornava justo num processo que durava a vida toda

O católico dependia da FÉ NO ENSINO DA ICAR, para receber a Graça de Deus por meio dos sacramentos.

O problema é que A ICAR não nega que Deus justifica o pecador, PORÉM, O PROBLEMA É A maneira COMO ESSA JUSTIFICAÇÃO SE DÁ NESSA TEOLOGIA:

No Batismo da água benta _ Graça Infusa: que o acompanha a vida toda, para ajudar a praticar o que é necessário para OBTER A JUSTIFICAÇÃO PLENA NO FINAL DA VIDA.

Na Crisma _ confirma para prosseguir

Na Missa _ sacrifício de Cristo oferecido pelos pecados, mediado pelos sacerdotes, os quais pelas palavras da Instituição, transforma a hóstia e o cálice no verdadeiro corpo de Cristo e, recebe ali, o perdão para seus pecados.

Na Confissão auricular e nas penitências

No Casamento

Na extrema unção

No purgatório (pós morte) _ continua dependendo da Igreja [missa de 7o Dia, *indulgência...)

Concílio de Trento (1545-1563) Contra Reforma:
Declara anátema (amaldiçoado) o que tem a justificação pela fé somente

O CATOLICISMO CONTINUA AFIRMANDO QUE A SALVAÇÃO É UM PROCESSO EM QUE O PECADOR COOPERA COM A GRAÇA INFUNDIDA NO BATISMO...

“É a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem. Porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos, tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde fica, então, o orgulho? Foi totalmente excluído. Por meio de que lei? A lei das obras? Não! Pelo contrário, por meio da lei da fé. Concluímos, pois, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.” Rm 3:22-28 NAA

“e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos — Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus;” Ef 2:5, 8 NAA

A ILUMINAÇÃO (REdescoberta) PARA MARTINHO LUTERO

Monge Agostiniano
Professor de Teologia na Universidade de Wittemberg
🇩🇪

Católico devoto e fiel

Percebeu que o sistema católico de salvação não encontrava base/fundamento nas Escrituras:

“Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá por fé.” Rm 1:17 NAA

“Minha situação era que, embora fosse um monge impecável, eu estava diante de Deus como um pecador com a consciência PERTURBADA e não tinha confiança de que meu caráter O satisfaria. Noite e dia eu ponderava a esse respeito.” Lutero

Estudando Romanos, ele é iluminado pelo ensino bíblico de que o PECADOR É JUSTIFICADO SOMENTE PELA FÉ; também, investigando, com o apoio de outros cristãos do passado, NÃO ENCONTRA BASE BÍBLICA PARA O ARGUMENTO DE SALVAÇÃO NO SISTEMA CATÓLICO;

Revoltado com a conduta de Tetzel, vendendo indulgências, a mando do Papa Leão X para construir a catedral de Roma (São Pedro), ele fixa em 31/10/1517 as 95 teses na porta do Castelo de Wittemberg;

A DESCOBERTA DE QUE O PECADOR É JUSTIFICADO PELA FÉ SOMENTE LEVOU LUTERO E OUTROS REFORMADORES A REVER TODO O ENSINO E PRÁTICA DA ICAR TENDO A BÍBLIA COMO SUA MÁXIMA AUTORIDADE E REFERÊNCIA.

A Igreja atual precisa urgentemente estudar sobre o Monge Pelágio [Sec IV (defende que as pessoas nascem sem pecado); a queda só afetou Adão].

Um Deus que exige vida perfeita, dá habilidade moral ao homem para tal;

A Graça Divina era desnecessária para salvação, embora facilitasse a obediência

[Agostinho refutará Pelágio como herege]

{Aquino resgatará o semi-pelagianismo “o ser humano é afetado pelo pecado MAS não a ponto de não poder mais exercer o seu livre arbítrio e praticar a fé por si mesmo.”}

“sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Jesus Cristo, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois por obras da lei ninguém será justificado.”

Gl 2:16 NAA

*Conclusão

A Diferença entre católicos e protestantes nesse ponto

A justificação é imediata na regeneração;
Os Salvos são santos em processo de santificação; [JUSTIFICAÇÃO difere de SANTIFICAÇÃO];

A fé é concebida como um ato de confiança do coração e da vontade (e não obediência cega)

Os REFORMADORES SEGUIRAM OS ENSINOS PAULINOS Romanos e Gálatas,
enquanto
os católicos se formam em:

Tiago 2:17-26 tentativa de responder

Contra-Resposta:

“Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.” Gl 5:6 NAA

“Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.” Gl 6:15 NAA

O homem pecador jamais alcançará, pelos seus esforços, justificação dos pecados, perante um Juiz Santo.

*Aplicação

IMPLICAÇÕES PRÁTICAS PARA OS QUE CREEM NESSE ESTANDARTE DA REFORMA

Justificados pela FÉ,
temos liberdade para com a nossa consciência e paz para nosso coração; temos certeza na salvação e alegria em Cristo;
somos encorajados a santidade, por gratidão;

SOLA FIDE _ ESSA DOUTRINA É A BOA NOTÍCIA PARA PECADORES QUE SABEM QUE JAMAIS ALCANÇARÃO UM PADRÃO MORAL PERFEITO DIANTE DE UM JUIZ SANTO.

SOLA GRATIA

Esse Estandarte (bandeira) vem a realidade basicamente por uma controvérsia entre Lutero e Erasmo de Roterdã (que escreve uma obra onde defendia o livre arbítrio e a possibilidade do homem cooperar com sua salvação); LUTERO RESPONDE COM A OBRA “Nascido Escravo” (De Servo Arbitrio)

O QUE SIGNIFICA O “Sola Gratia”

Graça _ favor não merecido

Deus nos concedeu algo sem levar em conta o fato de que não merecemos receber algo Dele a não ser sua justa Ira e Condenação eterna.

Na verdade, somos mais que imerecedores, somos INDIGNOS da Graça de Deus.

  • Graça Comum _ a Graça que Deus concede de maneira geral, sem distinção de fé, religião, merecimento ou moralidade; essa Graça não salva ninguém, apesar de abençoar a todos, inclusive os não salvos

  • Graça Especial _ eleitos
    Essa é a concessão do perdão de pecados e a vida eterna mediante a fé em Cristo Jesus. É oferecida de forma IRRESISTÍVEL aos eleitos.

A SALVAÇÃO DE PECADORES É O RESULTADO DA GRAÇA DE DEUS.

o advérbio SOMENTE (Sola: latim;) destaca o ponto central de divergência entre romanistas e protestantes.

O Catolicismo não nega a Graça de Deus, MAS JAMAIS ACEITA QUE SEJA “somente” a Graça que salva o pecador.

Para a ICAR, a Graça salvadora É APENAS UM IMPULSO DADO POR DEUS PARA AJUDAR O PECADOR NO PROCESSO DE SALVAR A SI MESMO através dos sacramentos ministrados pela igreja.

POR QUE OS REFORMADORES INSISTIRAM NESSA DOUTRINA

Devido ao forte ensino romano sobre:

A Graça salvadora é sacramental _ isto é, concedida mediante a igreja, através dos sacramentos;

Batismo Crisma Penitência Extrema unção

A Justificação é um processo em etapas, em que Cristo gradualmente infundia a sua justiça ao pecador através da Graça concedida pelos sacramentos da Igreja.

A Regeneração não acontecia no ato da Graça de Deus somente, a ser recebido pessoalmente, mas era um ato mediado pelos sacramentos.

A Contra Reforma (Concilio de Trento 1545-1563) considerou amaldiçoado quem cresse e ensinasse o Sola Gratia

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O SOLA GRATIA E A SOLA FIDE?

A *Fé é o MEIO pelo qual nós recebemos a salvação conquistada por Cristo na sua morte e ressurreição; ELA É CONCEDIDA MEDIANTE A PALAVRA DE DEUS LIDA ou PREGADA.

A *Graça é a maneira pela qual Deus nos concede está fé; não por méritos ou obras, mas por puro e simples favor. É somente pela Graça que podemos crer

O arbítrio do homem pós queda É ESCRAVO DO PECADO E DA INCREDULIDADE; não se move em direção a Deus e nem aceita as coisas do Espírito de Deus, E A NÃO SER QUE A GRAÇA,

MUDE O NOSSO CORAÇÃO E, INCLINE NOSSA VONTADE E,

HABILITE O NOSSO CORAÇÃO A CRER E A ACEITAR A PALAVRA DE DEUS; isso jamais aconteceria naturalmente de nossa parte.

*Conclusão

DOCUMENTOS LAVRADOS EM MOMENTOS CRUCIAIS REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DE REAFIRMARMOS A DOUTRINA DA SOLA GRATIA

Declaração de Cambridge (1996)

“SOLA GRATIA: A Erosão do Evangelho”

A Confiança desmerecida na capacidade humana é um produto da natureza humana decaída. Esta falsa confiança enche hoje o mundo evangélico – desde o evangelho da auto- estima até o evangelho da saúde e da prosperidade, desde aqueles que já transformaram o evangelho num produto vendável e os pecadores em consumidores e aqueles que tratam a fé cristã como verdadeira simplesmente porque funciona. Isso faz calar a doutrina da justificação, a despeito dos compromissos oficiais de nossas igrejas.

A graça de Deus em Cristo não só é necessária como é a única causa eficaz da salvação. Confessamos que os seres humanos nascem espiritualmente mortos e nem mesmo são capazes de cooperar com a graça regeneradora.

Tese 3: Sola Gratia
Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.

Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.

*Aplicação
QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA DOUTRINA PARA HOJE

A ICAR continua defendendo o que cria nos dias da Reforma; e ainda mais, REAGE COM O FORTALECIMENTO DO SEU SISTEMA SACRAMENTAL; REAFIRMA QUE É A INSTITUIÇÃO DIVINA NA TERRA QUE É CAPAZ DE ADMINISTRAR A GRAÇA DE DEUS!

É uma marca exclusiva das seitas heréticas o ensino da salvação pelas obras; visão sinergista. A visão protestante é monergista.

É através da Palavra que o Espírito Santo transmite LIVRE GRAÇA SALVADORA ao pecador.

Afirmamos que:

Os abusos da Graça são desvios da Palavra de Deus.

O Salvo responde com uma vida santificada e com frutos de temor á conversão genuína.

O homem responde à salvação, mas só responde porque Deus o leva a responder (Soberania Divina e Responsabilidade humana)

SOLUS CHRISTUS &

SOLI DEO GLORIA

A partir daqui, caminhando para a conclusão do nosso estudo de hoje, veremos esses dois slogans da Reforma Protestante, combinados:

Somente Cristo e, Somente a Deus, toda Glória.

CRISTO NO CATOLICISMO ROMANO É DIFERENTE DO CRISTO BÍBLICO.

A ICAR não nega a pessoa e a obra de Cristo [ela até tem apoio nos credos da patrística] Porém,
Dirá que, A ICAR é a extensão de Cristo aqui na terra (é o corpo, mas de forma hierárquica), Centrada em Roma:

Papado como líder supremo e inerrante “Cristo na Igreja e a Igreja em Cristo.” [tudo que Cristo ERA e FAZIA = ICAR] NÃO HÁ SOLUS CRISTOS

EXISTE APENAS:

CHRISTO IN ECLESIA (Cristo na Igreja) ECCLESIA IN CHRISTO (Igreja em Cristo)

A ICAR como instituição religiosa é a mediadora da Graça salvadora pelos sacramentos (FORA DESSA INSTITUIÇÃO NÃO HÁ SALVAÇÃO)

O tríplice ofício de Cristo é agora exercido, foi transposto para a ICAR; Profeta _ sua interpretação autoritativa da Palavra
Sacerdote _ sua administração do sacramento
Rei _ em sua regra hierárquica

Maria, os santos e os mortos são mediadores
Para se achegar a Cristo, passa por Maria.
DESSA FORMA, A MEDIAÇÃO DE CRISTO FOI SUBORDINADA À MEDIAÇÃO DA ICAR!!!!!

O QUE O SOLUS CHRISTUS SIGNIFICA E O QUE NÃO SIGNIFICA:

Os REFORMADORES perceberam o quanto tudo estava tão distorcido, com a mediação de outros, ALÉM DE CRISTO, na vida cristã.

“A visão defeituosa dos sacramentos estava afastando o povo da fé bíblica e conduzindo-o a um evangelho estranho” Sproul comenta Lutero _ Livro: O Cativeiro Babilônico: uma crítica ao sacerdotalismo romano

Solus Christus é uma sequência natural dos estandartes da Reforma! É o colorário, a conclusão:

Sola Scriptura _ se tomarmos somente a Bíblia, veremos que somente Cristo é o mediador entre Deus e os homens

Sola Fide _ Cristo salva o pecador pela fé, e ele não precisa da Igreja para isso

Sola Gratia _ a salvação é dada graciosamente por Deus mediante a obra completa de Cristo na Cruz do Calvário

Solus Christus leva naturalmente ao último estandarte: Soli Deo Glória _ se somos salvos por Cristo, que Deus graciosamente nos concedeu crer nele, segue-se que Deus é aquele que deve ser creditado com a salvação eterna, e mais ninguém.

“Cristo é o centro e a circunferência da Bíblia.” Lutero

A morte de Cristo FOI UM ATO ÚNICO E EXCLUSIVO, sem repetição ou prolongamento; a missa católica é um desvio gravíssimo da instituição do culto bíblico.

A ICAR NÃO É A EXTENSÃO DE CRISTO NA TERRA! A distinção entre Criador e criatura precisa ser mantida!

A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO É ESPIRITUAL, É CATÓLICA, É PURA! NOSSA COMUNHÃO COM CRISTO É MÍSTICA, PELA FÉ
E
NOSSA UNIÃO COM OS IRMÃOS É PELA FÉ;

*CONCLUSÃO
A REFORMA NÃO ESTÁ DIZENDO QUE:

Devemos desprezar, desconsiderar Maria e os demais irmãos em Cristo, santos e instrumentos da sua Graça para um bom testemunho e edificação da igreja; “DEUS E OS SEUS”.

Que os sacramentos não são importantes. Batismo e Ceia são os dois únicos sacramentos bíblicos como meios de Graça e, nenhum deles é para salvação, MAS PARA EDIFICAÇÃO E FORTALECIMENTO.

*Aplicação

SOMENTE CRISTO

Cristo é revelado na criação a todos pela:
Graça Comum (
Sl 19:1-6; Rm 1:18-20; 2:12-16);
E, também, pela:
Graça Especial (
Sl 19:7ss; Is 14:27; Mt 11:27; Jo 5:25).

Temos acesso à Cristo, sem a mediação da igreja;
A Bíblia gera a Igreja, e não a Igreja que gera a Bíblia !!!!!

SOLI DEO GLORIA

Quem recebe Glória na ICAR é a própria instituição e o homem, na sua participação direta com o divino; (ainda que isso não seja dito abertamente).

Maria é chamada de Glória da Igreja, nas publicações católicas romanas.

O CONCEITO BÍBLICO

As Escrituras são fruto da Graça Soberana de Deus

O propósito de Deus, desde o início, foi revelar sua glória através da história da redenção;

“Quem salva é Cristo e NÃO A FÉ NELE!
A fé é o meio pela qual a Graça nos alcança.”

NA ICAR, A GLÓRIA DE DEUS É ROUBADA, DIMINUÍDA E, DIVIDIDA COM A INSTITUIÇÃO.

O PRÓPRIO PECADOR, ALÉM DO SACERDÓCIO, TAMBÉM TEM GLÓRIA POR COOPERAR DE FORMA SINERGISTA, COM SUA SALVAÇÃO.

“Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade.” Sl 115:1 NAA

“Depois destas coisas, ouvi no céu o que parecia ser a voz forte de uma grande multidão, dizendo: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder são do nosso Deus,” Ap 19:1 NAA

“Eu, o Senhor, chamei você em justiça; eu o tomarei pela mão, o guardarei, e farei de você mediador da aliança com o povo e luz para os gentios; para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os cativos, e do cárcere, os que jazem em trevas.

Eu sou o Senhor: este é o meu nome. Não darei a mais ninguém a minha glória, nem a minha honra, às imagens de escultura.” “Eis que as primeiras predições já se cumpriram, e agora eu lhes anuncio coisas novas; e, antes que se cumpram, eu as revelo a vocês.”

Isaías 42:6-9 NAA

*Conclusão
A VERDADEIRA QUESTÃO

No protestantismo o problema com o católico não é com os termos: Cristo, Glória, Bíblia, Fé, Graça, MAS O SOMENTE.

“Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.

Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho.” Declaração de Cambridge 1996

APLICAÇÃO FINAL

Uma chamada ao ARREPENDIMENTO: *Oração

Pela nossa infidelidade no presente que contrasta com a fidelidade de nossos irmãos fiéis a Deus, no passado

Pela negligência do serviço cristão, na vocação; isso reflete o quanto somos ingratos, pela pobreza de nossas obras *missões

Arrependamo-nos de nosso mundanismo. Fomos influenciados pelos "evangelhos" de nossa cultura secular, que não são evangelhos. Enfraquecemos a igreja pela nossa própria falta de arrependimento sério, tornamo-nos cegos aos pecados em nós mesmo que vemos tão claramente em outras pessoas, e é indesculpável nosso erro de não falar às pessoas adequadamente sobre a obra salvadora de Deus em Jesus Cristo.

Oramos pelas igrejas, ministros do evangelho, irmãos em Cristo, ouvintes, que nessa era presente, estão ouvindo, aprendendo, reverberando um evangelho diferente do evangelho bíblico.

Que Deus tenha misericórdia de nós ... que tenha misericórdia de cada passo nosso, até chegarmos na cidade celestial, Amém.

Flávia Eler
(31) 98357-7000

Redes Sociais _ Flávia Eler / @flaviaeler


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