O povo




Gênesis 9.18 Os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé. Cam é o pai de Canaã. 19Esses três são os filhos de Noé; e a partir deles se povoou toda a terra. 20Sendo Noé agricultor, passou a plantar uma vinha. 21Bebendo do vinho, embriagou-se e ficou nu dentro de sua tenda. 22Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, foi contar isso aos seus dois irmãos, que estavam do lado de fora. 23Então Sem e Jafé pegaram uma capa, puseram-na sobre os seus próprios ombros e, andando de costas e com os rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. 24Quando Noé despertou do seu vinho, soube o que o filho mais moço havia feito. 25Então disse: “Maldito seja Canaã; seja servo dos servos para os seus irmãos.” 26E continuou: “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. 27Que Deus engrandeça Jafé, e que ele habite nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo.” 28Noé, depois do dilúvio, viveu ainda trezentos e cinquenta anos. 29Todos os dias de Noé foram novecentos e cinquenta anos; e morreu. 10.1São estas as gerações de Sem, Cam e Jafé, os filhos de Noé. A eles nasceram filhos depois do dilúvio. 2Os filhos de Jafé foram: Gômer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. 3Os filhos de Gômer foram: Asquenaz, Rifate e Togarma. 4Os filhos de Javã foram: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim. 5Estes repartiram entre si as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações. 6Os filhos de Cam foram: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. 7Os filhos de Cuxe foram: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sabá e Dedã. 8Cuxe gerou Ninrode, que começou a ser poderoso na terra. 9Foi valente caçador diante do Senhor. Daí dizer-se: “Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.” 10O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. 11Daquela terra ele foi para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir e Calá. 12E, entre Nínive e Calá, a grande cidade de Resém. 13Mizraim gerou Ludim, Anamim, Leabim, Naftuim, 14Patrusim, Casluim (de quem descendem os filisteus) e Caftorim. 15Canaã gerou Sidom, seu primogênito, e Hete, 16e também os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, 17os heveus, os arqueus, os sineus, 18os arvadeus, os zemareus e os hamateus. Depois as famílias dos cananeus se espalharam. 19E a fronteira dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa. 20São estes os filhos de Cam, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações. 21A Sem, que foi pai de todos os filhos de Héber e irmão mais velho de Jafé, também nasceram filhos. 22Os filhos de Sem foram: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. 23Os filhos de Arã foram: Uz, Hul, Geter e Más. 24Arfaxade gerou Salá, e Salá gerou Héber. 25A Héber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porque em seus dias se repartiu a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã. 26Joctã gerou Almodá, Selefe, Hazar-Mavé, Jerá, 27Hadorão, Uzal, Dicla, 28Obal, Abimael, Sabá, 29Ofir, Havilá e Jobabe. Todos estes foram filhos de Joctã. 30E habitaram desde Messa, indo para Sefar, montanha do Oriente. 31São estes os filhos de Sem, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações. 32São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio.

Noé e sua família finalmente desembarcaram da arca depois do dilúvio. Deus, por sua graça e misericórdia, convoca Noé e faz uma aliança com ele e com toda a raça humana, prometendo o seu cuidado e proteção permanente (Gênesis 9.11 Estabeleço a minha aliança com vocês: nunca mais os seres vivos serão destruídos pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra.). Os filhos de Noé devem povoar toda a terra (Gênesis 9.19 Esses três são os filhos de Noé; e a partir deles se povoou toda a terra.). O texto não pretende apresentar uma lista exaustiva dos povos ou ensinar a maneira pela qual eles chegaram aos lugares mais ermos da terra. Antes, a intenção do autor é de natureza teológica: Deus tem uma missão para os filhos de Noé (32... destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio.) Porém, antes de seguir a missão dada por Deus, algo de trágico acontece: uma nova queda. Noé e seu filho Cam, envolvidos pela embriaguez, manifestam a famigerada natureza pecaminosa herdada de Adão.

O intuito deste estudo, é mostrar que Deus deseja tantas pessoas quanto possível à mesa de seu banquete de vida, por isso, ele envia o seu povo por toda a terra convidando as pessoas de todas as nações a virem para a refeição pactual. Deus tem o seu povo e Deus tem uma missão para o seu povo: testemunhar para todos os povos, para que todos os povos adorem o seu nome.

A missão dos filhos de Noé

O narrador emoldura toda a passagem para ressaltar a missão dos filhos de Noé - entremeada pelo relato do pecado de Noé e seu filho Cam.

Gênesis 9.19Esses três são os filhos de Noé; e a partir deles se povoou toda a terra.

Gênesis 10.32 São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio.

1 - O PECADO DE NOÉ E DE CAM

Gênesis 9.20 Sendo Noé agricultor, passou a plantar uma vinha. O texto sugere que Noé desenvolveu uma nova habilidade: a vinicultura. Antes de Noé desenvolver a vinicultura, a terra produzia por meio do trabalho doloroso, mas agora, ele subjuga a terra para ela produzir vinho, que anima e alegra o coração. 21Bebendo do vinho, embriagou-se. O progresso humano na tecnologia é distorcido pela depravação humana. ... ficou nu dentro de sua tenda. A melhor tradução nesse caso seria “ele se expôs”. O vinho pode trazer alegria, quando consumido com moderação, mas traz licenciosidade moral quando consumido em excesso.

22Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, foi contar isso aos seus dois irmãos, que estavam do lado de fora. A nudez de Noé ocasionou o pecado de Cam. O ponto central da narrativa é o prejuízo que a herança de Cam sofreu por causa do seu ato flagrantemente contra filial. É o anverso do quinto mandamento e que deixa uma marca indelével de perversidade sexual em Canaã no futuro. A economia de informações oferecidas pela Bíblia a respeito do pecado de Cam, não deve diminuir a sua gravidade. Certamente, Cam pecou frontalmente contra os princípios de Deus e contra o seu próprio pai. O texto desmonta a ilusão moderna de que esta é a geração mais pecadora da humanidade.

23Então Sem e Jafé pegaram uma capa, puseram-na sobre os seus próprios ombros e, andando de costas e com os rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Os irmãos de Cam tiveram todo o cuidado de não contemplar a nudez do pai, demonstrando, mesmo que a Bíblia não entre em detalhes acerca do pecado de Cam, indiscutivelmente, se trata de algo muito grave. O narrador destaca o caráter honrável de Sem e Jafé, contrastando com a atitude de seu irmão.

24Quando Noé despertou do seu vinho, soube o que o filho mais moço havia feito. 25Então disse: “Maldito seja Canaã; seja servo dos servos para os seus irmãos.”. O fato de que a maldição recaiu sobre Canaã (não sobre Cam), salienta sua referência à sucessão de Cam, em vez de à sua pessoa. Por sua violação da família, a sua própria família iria fracassar. Os cananeus sofreriam não por causa do pecado de Cam (maldição hereditária), mas porque eles mesmos agiriam como Cam. Quando o povo de Deus se comporta como os cananeus, podem esperar sofrimento alusivo.

26E continuou: “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Dos três oráculos, só o referente à Sem usa o nome pessoal de Deus, Yahweh (o

Senhor) e dá a ideia de que Sem já está em aliança com Deus e que em seu Senhor ele encontra toda a sua bênção.

27Que Deus engrandeça Jafé, e que ele habite nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo.”. O cumprimento das palavras habite ele nas (ou entre as) tendas de Sem é procurado em vão no Velho Testamento, mas salta à vista no Novo Testamento, na colheita dos gentios, predominantemente do ocidente. Os descendentes de Noé são divididos em cananeus depravados de um lado, e semitas piedosos que serão sucedidos pelos descendentes de Jafé do outro.

28Noé, depois do dilúvio, viveu ainda trezentos e cinquenta anos. 29Todos os dias de Noé foram novecentos e cinquenta anos; e morreu. Noé segue o caminho inevitável de todos os homens.

2 - OS FILHOS DE NOÉ SÃO ESPALHADOS PELA TERRA.

Nem todas as nações conhecidas do Velho Testamento estão arroladas aqui, mas constam do rol em número suficiente para firmar o ponto de que a humanidade é uma só, com toda a sua diversidade, sob o único Criador.

Jafé

10.2 Os filhos de Jafé foram: Gômer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. 3Os filhos de Gômer foram: Asquenaz, Rifate e Togarma. 4Os filhos de Javã foram: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim. 5Estes repartiram entre si as ilhas das nações nas suas terras,

cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações. Gômer geralmente é identificado com os cimérios (galeses); Magogue, Tubal e Meseque provêm das partes extremas do Norte. Madai refere-se evidentemente aos medas, que se encontravam a oeste do Mar Cáspio no nono século a.C. Javã refere-se aos jônios, ramo dos gregos, dos quais este é o nome padrão no Velho Testamento. Tiras talvez sejam os etruscos (península itálica). A identificação mais sólida é a de Asquenaz com os citas, e a de Quitim com os habitantes de Chipre e suas costas vizinhas, e a de Dodanim com os habitantes de Rodes (Grécia). As ilhas (V. 5) são um termo que designa as partes distantes da terra, e em particular o ocidente.

Cam

Os descendentes de Cam incluem alguns dos maiores e mais amargos inimigos de Israel: Egito, Filístia, Assíria e Babilônia. O esquema a que o parágrafo obedece consiste em mencionar quatro povos primários no v. 6 (6Os filhos de Cam foram: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã), e delinear os ramos de três deles nos vs. (a) 7-12 (Cuxe), (b) 13,14 (Mizraim) e (c) 15-19 (Canaã).

A) Cuxe

7Os filhos de Cuxe foram: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sabá e Dedã. Dois povos parecem ter tido este nome: os etíopes, num extremo, e os cassitas, a leste da Assíria, no outro. Esta passagem sugere que ambos estão ligados entre si - todos na Arábia.

Os vs. 8-12, por outro lado, mostram outro descendente de Cuxe arremetendo independentemente para fundar um reino nas distantes bandas do Fértil

Crescente. 8Cuxe gerou Ninrode, que começou a ser poderoso na terra. 9Foi valente caçador diante do Senhor. Daí dizer-se: “Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.” Ninrode (nós nos rebelamos) é mencionado como o primeiro "dos grandes homens que há na terra", rememorado por duas coisas que o mundo admira: bravura pessoal e poder político. A Bíblia não as subestima: há veemência na repetida expressão: 9... diante do Senhor e 9... diante do Senhor, assinalando a apreciação feita por Deus de sua capacidade. É mais que mera fórmula, Ninrode tentou rivalizar com o Senhor. Ao mesmo tempo, há uma trágica ironia na nota sobre as suas façanhas posteriores: 10 O princípio do seu reino foi Babel... O capítulo seguinte, e o ulterior progresso de Babel (Babilônia) até à catástrofe de Ap 18, acrescentam o seu comentário ao conto do sucesso terreno. 10O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. 11Daquela terra ele foi para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir e Calá. As três primeiras cidades são bem conhecidas na antiguidade. 12E, entre Nínive e Calá, a grande cidade de Resém. A grande cidade pode ser uma expressão para designar as três cidades tomadas em conjunto.

B) O Egito e os seus ramos.

13Mizraim gerou Ludim, Anamim, Leabim, Naftuim, 14Patrusim, Casluim (de quem descendem os filisteus) e Caftorim. Mizraim é o nome genérico que indica originalmente o alto e o baixo Egito. Os demais nomes são formas plurais: Patrusim indica habitantes do (alto) Egito meridional. Os filisteus e os Caftorins (cretenses) estão ligados ao Egito. Uma expressão da sua subordinação geográfica e política ao Egito quando ocuparam a faixa costeira a sudoeste da Palestina.

C) Canaã

15Canaã gerou Sidom, seu primogênito, e Hete, 16e também os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, 17os heveus, os arqueus, os sineus, 18os arvadeus, os zemareus e os hamateus. Depois as famílias dos cananeus se espalharam. 19E a fronteira dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa. De acordo com a maldição lançada sobre Canaã em

9:25, e devido à sua iniquidade, estes povos, em sua maior parte, deveriam ser desalojados por Israel e, ainda mais cedo, as cidades mencionadas no versículo 19 seriam destruídas por Deus.

20São estes os filhos de Cam, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.

Sem

21A Sem, que foi pai de todos os filhos de Héber e irmão mais velho de Jafé, também nasceram filhos. 22Os filhos de Sem foram: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. 23Os filhos de Arã foram: Uz, Hul, Geter e Más. O texto passa a relatar a história da família de povos de maior interesse para o Velho Testamento, e destes Héber (aparente raiz de "hebreu") é separado em destaque. Com este fim, a lista estreita-se rapidamente, restringindo-se à linhagem de Arfaxade e daí a Héber. 24Arfaxade gerou Salá, e Salá gerou Héber. 25A Héber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porque em seus dias se repartiu a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã.

O mais importante ramo desta família (o de Pelegue) é mantido sob reserva para mais amplo tratamento a partir de Gênesis 11.10, enquanto que o de Joctã (pai de muitas raças árabes) é logo delineado, conforme a prática normal do livro. 26Joctã gerou Almodá, Selefe, Hazar-Mavé, Jerá, 27Hadorão, Uzal, Dicla, 28Obal, Abimael, Sabá, 29Ofir, Havilá e Jobabe. Todos estes foram filhos de Joctã. 30E habitaram desde Messa, indo para Sefar, montanha do Oriente. Sabá (se é idêntico a "Sebá") e Havilá já apareceram na lista camita anterior. Isto mostra que esses territórios mudaram de mãos, ou que esses povos eram de tronco misto.

31São estes os filhos de Sem, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações. 32São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio.

O povo de Deus e a missão

Gênesis 9.1 Deus abençoou Noé e os seus filhos, dizendo: — Sejam fecundos, multipliquem-se e encham a terra.

Deus ordena que os homens se espalhem por toda terra - espalhar exige que Deus os abençoe e os torne fecundos. Os filhos de Noé dão continuidade à semente da serpente (Cam) e também da semente da mulher (Sem e Jafé). Deus escolhe a linhagem de Sem para esmagar a cabeça da serpente. A graça soberana sempre abre um portal bendito para o futuro como quando elege Abraão e não Naor, Isaque e não Ismael, Jacó e não Esaú, Judá e não José. Em resumo, a vitória de Deus por meio da semente de Sem é espiritual e se cumpre na era messiânica, que é inaugurada pelo maior semita: Jesus Cristo. Todos nós somos descendentes de Jafé que habitam 27... tendas de Sem.

Segundo Bruce Waltke “o foco está na unidade de todos os povos”. A humanidade é uma só, com toda a sua diversidade, sob o mesmo e único Criador. De acordo com o mesmo autor: “A divisão resultante de Peleque, filho de Héber, de seu irmão Joctã é crucial para a história da salvação. Os descendentes de Peleque, por meio de Abraão, não os descendentes de Joctã, serão portadores legítimos da imagem de Deus”.

10.25A Héber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porque em seus dias se repartiu a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã.

Aqui, pois, temos a demonstração do interesse de Deus por todos os povos. Por causa de sua preocupação com as nações Deus chama Abraão e sua posteridade para que sejam “benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Portanto, dois conceitos teológicos estão conectados neste texto: povo e a missão. O povo de Deus diz respeito ao salvos pela graça de Deus dentre todos os povos, e em todos os tempos. Esse povo salvo tem uma missão: testemunhar dessa salvação a todos os povos da terra.

Vivendo como povo de Deus

O povo de Deus é formado por Cristo através de seu ato abnegado de morrer por todos eles. Depois de sua morte, ele ressuscitou e foi aceito em glória no céu pelo Pai. Nessa oportunidade ele deixou uma missão para o seu povo:

Mateus 28.19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.

Em resumo, o povo de Deus tem um estilo de vida próprio. Desse modo, algumas implicações podem ser observadas:

  • ●  Deus. Deus é o soberano do seu povo e da missão. O povo de Deus é formado pela vontade absoluta de Deus e a missão é realizada por sua providência. Ele elege, salva, santifica e envia seu povo, no poder do Espírito Santo, para realizar a missão. Jesus disse: Atos 1.8 Mas vocês

    receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra. Essa ordem de Cristo significa que: (1) Existem pessoas que não fazem parte do povo de Deus; (2) O seu povo deve testemunhar a respeito dele.

  • ●  Graça. O povo de Deus é formado pela gloriosa graça de Deus. Ninguém pode ingressar no povo de Deus por suas obras meritórias ou por sua própria vontade. É a vontade graciosa e soberana de Deus que abre as portas para todas as pessoas. Logo, o fator motivador da missão não poderia ser outro que não a graça de Deus. Qualquer argumento em favor da missão que não seja exclusivamente a maravilhosa graça de Deus corrompe o seu valor.

  • ●  Homem. A humanidade regenerada constitui o povo de Deus. Nesse sentido, quem faz parte do povo de Deus, em algum momento não era povo, por essa causa, um dia todos nós fomos alvos da missão. O propósito de Deus é que através do testemunho de seu povo acerca de Cristo, todos os povos da terra glorifiquem o seu nome. Para cumprir a sua missão, o povo de Deus não precisa de um programa especial, eles devem ser apenas o que Deus planejou que eles fossem. O povo de Deus têm propósitos bem delineados na Escritura que podem ser resumidos em: discipulado, adoração, serviço e comunhão. Quando

vivemos como o povo de Deus, os povos da terra testemunham a graça de Deus na vida do seu povo.

Conclusão

Todas as pessoas da terra carregam a imagem de Deus, dessa forma, todas são iguais perante ele. Entretanto, dentre todos os seres humanos, Deus escolheu um povo para pertencer a ele. Esse povo é formado de todos os que pertencem à humanidade e que foram salvos por sua graça. Deus estabelece e edifica o seu povo para que os outros povos da terra o conheçam e glorifiquem o seu nome.


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